quarta-feira, 16 de março de 2011

Firefox 4: Previsão para 22 de março








O Firefox 4 vem aí e a data esperada é para o dia 22 de março, na próxima semana. A versão final do navegador estará disponível para download dentro de alguns dias, segundo post em grupo de discussão para desenvolvedores da plataforma.

Um dos engenheiros de software, Damon Sicore, anunciou na manhã desta terça-feira no Google Groups da Mozilla que a nova versão será lançada em breve. A decisão foi tomada em uma reunião no dia anterior com o grupo envolvido na nova versão. Ainda de acordo com Sicore, não há mais correções a serem feitas e nada impede que o novo Firefox seja entregue ao público.

Ao todo foram corrigidos 353 bugs até a finalização do novo navegador, um número cerca de 40% menor do que na última contagem. De acordo com o desenvolvedor "este é um enorme passo a frente" para liberar o download público do novo Firefox.

Rumores dão conta de que entre as novas funcionalidades do navegador, estejam as abas que aparecem na parte superior da barra de URL, a sincronização de senhas, favoritos e configurações entre todos os computadores que usam Firefox do usuário, a criação de grupo de abas por categoria em que será possível abrir todas de uma vez, uma nova interface para gerenciar extensões e o processamento mais veloz de gráficos.

O Firefox 4 chega alguns meses depois do previsto. O lançamento, que estava marcado para o último trimestre de 2010, havia sido postergado para fevereiro deste ano. Ele terá a missão de enfrentar Internet Explorer 9 – cuja versão final foi lançada esta semana – e o Chrome 10 – que vem ganhando mercado pouco a pouco.

O navegador da Mozilla traz novidades como interface reformulada, suporte a telas multitoque, gerenciador de extensões mais completo e compatibilidade com HTML5. Ao contrário do IE9, ele funcionará no Windows XP.

Fonte: IDG Now, O Globo

Um comentário:

  1. gosto do firefox, eu sempre coloco botoes de atalho pras comus que mais frequento no meu ff. se der pra continuar fazendo isso no ff 4 entao ta tudo certi =)

    ResponderExcluir