terça-feira, 22 de março de 2011

Criar e Usar o Ponto de Restauração no Windows 7

Não existe nada pior do que chegar em casa e, ao tentar ligar o computador, descobrir que existe algo errado com o sistema. Os prejuízos nesses casos podem ser grandes: desde a perda de fotos e músicas a arquivos importantes e documentos de trabalho. E isso sem falar no estresse e tempo gastos na tentativa de reparar o estrago.

Não é à toa que, há muito tempo, a sabedoria popular recomenda: "é melhor prevenir do que remediar". Seguindo a lógica desse raciocínio, a Microsoft disponibliza aos usuários do seu sistema operacional a opção de criar pontos de restauração, um recurso simples mas que, quando bem utilizado, pode "salvar a vida" de muitas pessoas.


Criando o ponto de restauração

Passo 1. Abra o menu "Iniciar" e digite os termos "Criar ponto de restauração" no campo de busca.



Passo 2. Clique sobre o resultado exibido (Criar ponto de restauração) e, na aba "Proteção do Sistema", clique sobre a opção "Criar...".

Passo 3. Defina um nome para o ponto de restauração a ser criado e clique em "Criar". Uma dica é utilizar termos que especifiquem o período anterior à instalação de algum programa ou modificação do sistema.




Restaurando o sistema

Passo 4. Para retornar o sistema ao momento anterior à criação da modificação, clique novamente no menu "Iniciar" e, desta vez, digite o termo "Restauração do Sistema".

Passo 5. Selecione a primeira opção exibida, marque a opção "Escolher ponto de restauração" e clique em "Avançar".



Passo 6. Na lista, busque o ponto correspondente ao momento para o qual o sistema será restaurado e clique em "Avançar".

Passo 7. Para iniciar a restauração, clique em "Concluir" e aguarde o término do processo.

Para maior segurança e garantia da integridade do sistema, recomenda-se que sejam criados pontos de restauração a cada alteração significativa no sistema (como instalação de programas e modificações do registro). O ponto de restauração não exclui seus arquivos, ele apenas recupera eventuais arquivos de sistema apagados e retorna o o computador para um estado anterior à modificação.

Fonte: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário