sábado, 4 de junho de 2011

Habemus Logum: Agora temos um logo novo

Nas palavras do Blog Oficial do Orkut:

❝Sempre estamos melhorando o Orkut para nossos usuários, e uma das idéias que surgiram foi criar um novo logotipo que refletisse a atual cara do Orkut. Como o Orkut já existe há mais de sete anos, sempre com o mesmo logo, pensamos numa versão mais moderna.

É por isso que hoje estamos anunciando o nosso novo logo, magenta, mais encorpado, mais ousado e, esperamos, mais maduro :) ❞





Ao contrário do comentário de que o logo do Orkut sempre foi "magenta", ele antigamente variava entre o "violeta" mais escuro e vivo:



e um "violeta" mais claro em tom pastel:



Mas são os novos tempos de logos menos elaborados, mais "chapados" e em cores (às vezes) menos ofuscantes. Sair do tradicional "violeta" para um suposto "magenta" poderia descaracterizar o site. O próprio Google Chrome não arriscou muito, chapou o logo, mas manteve as cores originais.

Bem entre os que gostaram e os que não gostaram ficou a lembrança de problemas mais sérios do site, que segundo o critério do Orkut são coisas e departamentos distintos e uma coisa não inviabiliza outra.

Só fica a questão: Quem sempre esteve na frente no mercado brasileiro, precisaria de tantos recursos para competir quem vinha e que precisava se adaptar ao mercado brasileiro? Talvez não. Investir em suas características que conseguiram derrubar uma possível "invasão" do MySpace, há alguns anos, talvez fosse a melhor solução, coisa que foi mais que discutida durante a feicibuquização do Orkut.

Comunidades sempre foram o diferencial do Orkut e veio ao gosto do brasileiro, que gosta de se enturmar e conhecer gente. Uma melhoria nas comunidades com recursos mais que conhecidos pelo Orkut, em suas seguidas reuniões, poderia tornar mais atraente ficar no site do que concorrer com quem vinha atrás com seus grupos e listas.

Por estas e por outras, a atenção do usuário atual são os outros sites de relacionamento, principalmente o concorrente, pois a diferenciação do Twitter pode ter agradado a uns e desagradado a outros, mas não pode ser considerado um "legítimo" site de relacionamento e sim de se seguir assuntos que interessa a cada usuário, uma espécie de Feeds, só que mais dinâmico.

Só faltou um comentário: aplicativos para dispositivos móveis. A falta de um aplicativo original, que possa efetivamente deixar o usuários "dentro" do site é que pode estar "matando" o Orkut. Hoje os usuários do Orkut cresceram, acabaram suas faculdades e estão no mercado de trabalho (ou ambos), o tempo de ficar em casa em seus computadores reduziu-se e as pessoas buscam novidades. Um Orkut confiável no celular viria a calhar para vários usuários. Desta forma, novos usuários buscam interatividade e diversidade no uso de um site. Nesses tempos onde a economia se retrai e o mercado aparece com preços convidativos, ficar "para trás" pode ser marca de um déficit orçamentário para o tamanho dos usuários de internet que o Brasil tem.

Bom é isto. Ficam marcadas as impressões pessoais de um usuário do Orkut, que não se acostuma com a "bagunça" do Facebook, nem tem muitos interesses pelo "follow me and I'll follow you" do Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário