segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comunidades no Orkut criadas para roubar

Está triste navegar pelo Orkut!
Infelizmente estão usando a curiosidade das pessoas aliada a falta de informação para roubar.
O golpe é atrair a atenção do usuário, fazer com que clique num link na descrição da comunidade, para que essa pessoa seja direcionada para uma falsa página de login do Orkut(phishing-scam). Muitos nem percebem a diferença e acabam logando, passando assim seus dados a um estranho.
Quem logou nessas páginas falsas, deve imediamente trocar a sua senha!!!
Quem logou nessas páginas falsas, deve imediamente trocar a sua senha!!!
Quem logou nessas páginas falsas, deve imediamente trocar a sua senha!!!
Aonde? No endereço abaixo:
Apesar dos esforços do suporte em excluir tais comunidades, acabam surgindo muitas outras e o resultado que se vê nas comunidades é pessoas que cairam no golpe, postando sem saber nas comunidades que participa, para que outras pessoas acabem caindo no golpe também.
Quem teve o perfil roubado, vai acabar migrando para outras redes sociais, vai ter menos pessoas participando das comunidades por causa da sujeira causada pelo golpe. Outras redes sociais agradecem! Infelizmente!
No print abaixo, veja uma comunidade criada com o objetivo de roubar:

Comunidades no Orkut criadas para roubar - a descrição tenta enganar você
Em (1) o nome da comunidade, já com o objetivo de atrair sua atenção, mas que na real é uma mentira.
Muitos pensam que se trata de algo verdadeiro e seguem as instruções dadas na descrição.

Em (2) mais mentiras, tudo isso para que você pense que tenha mais opções de escolha.
Outras mentiras do tipo: Veja recados privados, veja fotos com cadeado, tenha uma medalhinha no perfil, Orkut 3D, Orkut com MSN, temas de Natal para o Orkut, antivirus Orkut e outras mentiras que tentam atrair a atenção dos usuários.

Em (3) nomes falsos que se passam por funcionários do Google, onde todo mundo sabe que criar um perfil com qualquer nome é possível, mas pelo fato de ter um nome de Orkut, muitos pensam que isso seja verdadeiro.

Em (4) perceba um detalhe importante! Quando você coloca a seta do mouse em cima desses links, o que é mostrado na barra status é javascript:void(0); .  Quando você "linka" algo do Orkut mesmo, o que deveria ser mostrado ali na barra status é o próprio endereço onde colocou a seta do mouse.
Mas por que é mostrado o javascript:void(0); na barra status então?
Clicando num desses links na descrição, observe o que acontece pelo print abaixo:

Comunidades no Orkut criadas para roubar - O sistema pergunta se deseja ou não visitar um site fora do Orkut

O Orkut usa um sistema que verifica os links clicados quando esses forem links externos ao Orkut, para que seja um alerta, um aviso ou mesmo num clique acidental, você tenha a chance de voltar atrás e permanecer no Orkut e não visitar o link indicado. Perceba, o Orkut avisa as pessoas sobre os links externos, mesmo assim, muitos acabam nem se importando e clicam em continuar.
Agora, olhando calmamente, vc teria coragem de clicar no link acima, link que usa um encurtador para esconder o endereço real? Acha mesmo que o Google iria avisar de cadastramento ou confirmação por uma comunidade? 
O Orkut vai avisar de qualquer novidade pelo seu blog oficial, pelos Guias que são os funcionários do Google ali no fórum de ajuda do Orkut. Existem avisos mostrados na home de cada perfil, avisando dos perigos de se rodar javascript no endereço do navegador, então, todos tem que estar atentos a isso. 

Quem efetua o login nessas páginas falsas, acaba propagando sem saber, postagens pelas comunidades iguais a essa abaixo:

Comunidades no Orkut criadas para roubar - Tópico postado tentando te enganar

A pessoa não sabe, mas acaba postando isso pelas comunidades, por isso, muitas vezes quando ainda consegue acessar o perfil, não consegue efetuar nenhuma ação porque foi "pego pelo filtro" que pensa que você é um spammer ou configurado de uma maneira a proteger seu perfil para que mais postagens não sejam efetuadas sem você saber.

Olhando o fórum da comunidade, perceba um indício que existe algo errado, pois existem muitas postagens de mesmo nome.
Comunidades no Orkut criadas para roubar - Fórum com tópicos que indicam propagação de um golpe ou de um vírus
Já serve como alerta que existe um golpe sendo usado ou um "vírus" usado para contaminar os perfis.
Cada um deve estar atento a esses detalhes e não ficar acreditando em tudo o que é postado. Não é porque uma pessoa que está em sua lista de amigos postou um link que você deve ficar clicando. Como disse acima, muitas vezes, a pessoa nem sabe que postou algo, por isso, sempre é bom ficar atento.

Aos usuários, a recomendação é não ficar clicando em tudo quanto é link que aparece, ao mesmo tempo, não ficar acreditando em tudo o que é comentado. Pesquise, pergunte aos amigos que entendem de informática, consulte os sites de tecnologia tipo Linha Defensiva, perfis de tecnologia no Twitter, o fórum de ajuda do Orkut, as comunidades de tema Orkut. 

Aos donos de comunidades, uma sugestão no print abaixo:

Comunidades no Orkut criadas para roubar - sugestão para quebrar o ciclo de propagação comunidades

Deixe a comunidade configurada para que somente o dono e os moderadores possam criar tópicos na comunidade. Como a automatização ordena que os perfis criem tópicos para propagar as postagens pelas comunidades, configurando isso na comunidade, vai impedir a criação de tópicos por esses perfis, quebrando assim o ciclo de propagação do golpe. Claro que em comunidades com poucas postagens, isso acaba não fazendo diferença e nas com muitas postagens, muitos integrantes vão reclamar pela falta de liberdade na criação de assuntos na comunidade, mas será que não é preferivel que os integrantes e leitores da comunidade sejam poupados de tópicos prejudiciais como esses? Bom, o que comentei acima é uma sugestão.

Muitas pessoas acabam caindo no golpe pela curiosidade, pela falta de informação.
Avise seus amigos para que não sejam enganados, afinal, não basta apenas você se proteger. Como todos estão ligados pela rede social, o que afeta um, pode acabar te afetando.

Lembrando que o Twitter da SLM é : http://twitter.com/990470

Sugestão de leitura
Blog oficial do Orkut: http://blog.orkut.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário