sábado, 25 de junho de 2011

Firefox 5

Conforme anunciado a Fundação Mozilla lançou no dia 21 de junho último a versão 5 do Firefox, aposentando a versão 4 que teve uma única atualização (4.0.1), talvez competindo com as atualizações frequentes do Chrome e da atualização automática do Internet Explorer pelo Windows Update.

Para fazer a atualização, você, no Firefox, clica em Ajuda, depois em Sobre Mozilla Firefox e o Firefox 4 vai buscar a atualização. Para o Firefox 3.6 foi feita uma atualização para o 3.6.18, o navegador vai atualizar automaticamente ou por meio de um aviso se você assim configurou nas Opções.

Quem quiser baixar a versão do Firefox 5: br.mozdev.org

Quem quiser baixar o Firefox 3.6.18: Firefox 3.6.18 link direto para baixar o arquivo de instalação.

Algumas extensões ainda não têm atualização para o Firefox 5, o Firefox 4 não terá mais atualizações. Para agosto a Fundação Mozilla anunciou a versão 6 do Firefox.

sábado, 4 de junho de 2011

Habemus Logum: Agora temos um logo novo

Nas palavras do Blog Oficial do Orkut:

❝Sempre estamos melhorando o Orkut para nossos usuários, e uma das idéias que surgiram foi criar um novo logotipo que refletisse a atual cara do Orkut. Como o Orkut já existe há mais de sete anos, sempre com o mesmo logo, pensamos numa versão mais moderna.

É por isso que hoje estamos anunciando o nosso novo logo, magenta, mais encorpado, mais ousado e, esperamos, mais maduro :) ❞





Ao contrário do comentário de que o logo do Orkut sempre foi "magenta", ele antigamente variava entre o "violeta" mais escuro e vivo:



e um "violeta" mais claro em tom pastel:



Mas são os novos tempos de logos menos elaborados, mais "chapados" e em cores (às vezes) menos ofuscantes. Sair do tradicional "violeta" para um suposto "magenta" poderia descaracterizar o site. O próprio Google Chrome não arriscou muito, chapou o logo, mas manteve as cores originais.

Bem entre os que gostaram e os que não gostaram ficou a lembrança de problemas mais sérios do site, que segundo o critério do Orkut são coisas e departamentos distintos e uma coisa não inviabiliza outra.

Só fica a questão: Quem sempre esteve na frente no mercado brasileiro, precisaria de tantos recursos para competir quem vinha e que precisava se adaptar ao mercado brasileiro? Talvez não. Investir em suas características que conseguiram derrubar uma possível "invasão" do MySpace, há alguns anos, talvez fosse a melhor solução, coisa que foi mais que discutida durante a feicibuquização do Orkut.

Comunidades sempre foram o diferencial do Orkut e veio ao gosto do brasileiro, que gosta de se enturmar e conhecer gente. Uma melhoria nas comunidades com recursos mais que conhecidos pelo Orkut, em suas seguidas reuniões, poderia tornar mais atraente ficar no site do que concorrer com quem vinha atrás com seus grupos e listas.

Por estas e por outras, a atenção do usuário atual são os outros sites de relacionamento, principalmente o concorrente, pois a diferenciação do Twitter pode ter agradado a uns e desagradado a outros, mas não pode ser considerado um "legítimo" site de relacionamento e sim de se seguir assuntos que interessa a cada usuário, uma espécie de Feeds, só que mais dinâmico.

Só faltou um comentário: aplicativos para dispositivos móveis. A falta de um aplicativo original, que possa efetivamente deixar o usuários "dentro" do site é que pode estar "matando" o Orkut. Hoje os usuários do Orkut cresceram, acabaram suas faculdades e estão no mercado de trabalho (ou ambos), o tempo de ficar em casa em seus computadores reduziu-se e as pessoas buscam novidades. Um Orkut confiável no celular viria a calhar para vários usuários. Desta forma, novos usuários buscam interatividade e diversidade no uso de um site. Nesses tempos onde a economia se retrai e o mercado aparece com preços convidativos, ficar "para trás" pode ser marca de um déficit orçamentário para o tamanho dos usuários de internet que o Brasil tem.

Bom é isto. Ficam marcadas as impressões pessoais de um usuário do Orkut, que não se acostuma com a "bagunça" do Facebook, nem tem muitos interesses pelo "follow me and I'll follow you" do Twitter.

Últimas atualizações do Orkut 2

Entrada em comunidades

Uma das atualizações, já com um tempo de aplicação foi a de aparecer, nas páginas iniciais de cada perfil as comunidades que o amigo entrou. Recurso muito útil e informativo.

Atualização de novas postagens que o autor postou

Outra coisa interessante, principalmente para àqueles que se esquecem onde comentou, é a atualizaçãos de respostas das postagem de cada perfil. Ela aparece na página inicial, sendo atualizada a cada postagem que for feita no tópico onde se respondeu.


São dois recursos bons que em nenhum lugar foi feita menção sobre a utilidade ou não do recurso. Talvez por falta de retorno, o Orkut não mexeu mais com os dois novos recursos, (des)aprimorando o que está bem feito.

Últimas atualizações do Orkut

Histórico de administração em todas as comunidades do Orkut

Acreditamos que uma comunidade do Orkut bem gerenciada é o melhor lugar para todos compartilharem e debaterem ideias. Com o objetivo de melhorar esse gerenciamento das comunidades e atendendo aos pedidos dos donos e moderadores, estamos lançando hoje o recurso Histórico de administração:




Agora, os moderadores podem ver o histórico de todas as ações tomadas nos últimos seis meses, por eles mesmos ou por outros moderadores da comunidade. As ações que ficarão registradas são:
  • membros removidos
  • solicitações de participação que foram recusadas
  • usuários banidos ou reintegrados
  • adição ou remoção de co-proprietários e moderadores
  • tópicos, respostas ou enquetes excluídas por um moderador

Esperamos que você e seus moderadores gostem desta nova ferramenta! Não deixe de nos enviar seus comentários para continuarmos melhorando as comunidades do Orkut.


Pontos positivos:
  • membros removidos
  • solicitações de participação que foram recusadas
  • usuários banidos ou reintegrados
  • tópicos, respostas ou enquetes excluídas por um moderador
Pontos negativos:
  • adição ou remoção de co-proprietários e moderadores: a adição de co-proprietário está "sobrando", isto é informação de segurança da comunidade e só tem interesse ao dono da comumidade. Mesmo moderadores, não deveriam ter acesso a esta informação.
O que faltou:
  • Para uma administração completa seria interssante também marcar quem foi aprovado por quem na comunidade. É de interesse do dono e também acrescenta uma responsabilidade a mais aos moderadores por darem aval ao membro aceito por ele.
Um recurso bom, mas ainda precisa de alguns retoques para melhorar e ser efetivamente útil aos moderadores.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Google lança Art Project

Lançado hoje, o Art Project promete um passeio pelos museus mais famosos do mundo, descobrir e ver centenas de obras de artes com inacreditáveis níveis de zoom, e até criar e compartilhar sua própria coleção de obras.



Estão disponíveis imagens dos museus:

MoMA The Museum of Modern Art de Nova York

National Gallery de Londres

Van Gogh Museum de Amsterdan

The Metropolitan Museum de Nova York

Palais de Versailles, de Paris

e muitos outros.

Num tempo de produtos e serviços repetidos por várias empresas de internet, vale a pena ver um produto diferenciado.