quarta-feira, 23 de março de 2011

Firefox 4: 5 milhões de downloads no primeiro dia





Em seu primeiro dia de vida, Firefox 4, a novíssima versão do navegador da Mozilla, é baixado mais de cinco milhões de vezes. Site mostra, em tempo real, um contador de downloads com diversos mapas e outras estatísticas.

Parece ter virado moda o lançamento de navegadores ser monitorado publicamente. Há alguns dias, após o lançamento do Internet Explorer 9, a Microsoft comemorou o impressionante número de 2,3 milhões de downloads do instalador nas primeiras 24h de vida da nova versão. Agora, é a vez da Mozilla.

O título de navegador mais baixado em seu primeiro dia de vida ainda pertence ao Firefox 3, baixado mais de 8 milhões de vezes. Mas embora tenha ficado atrás do seu antecessor, o Firefox 4 não fez feio e desbancou, sem muito esforço, o IE9: em 24h, ele foi baixado mais de 5 milhões de vezes.

Os números do Firefox 4 podem ser acompanhados nessa página. O site permite filtrar a quantidade de downloads por continente e país; nesse momento, também, o Brasil lidera o ranking na América do Sul, respondendo por quase 180 mil downloads. Também dá para consultar o número de downloads minuto a minuto, nas barras que surgem no rodapé da página.

Fonte: WinAjuda e Cesar JB

terça-feira, 22 de março de 2011

Firefox 4, lançado hoje 22/03/2011





O navegador Firefox em sua versão 4 da Fundação Mozilla foi disponibilizado hoje aos usuários em sua página de download, para os brasileiros: Mozdev. Para outras línguas busque na página de outras línguas

Como fazer o download está explicado no site mozdev.

Se você não confia na versão "final 4", pode por curiosidade instalar com um novo perfil:

1) vá no ícone do Firefox em sua área de trabalho e renomeie o ícone como Mozilla Firefox 3;

2) em seguida com a seta do mouse sobre o ícone do Firefox, inclua em Propriedades, na janela onde tem Destino, só complete com um espaço e -p -no-remote, atenção, só complete não apague o que está lá escrito;

3) a partir daí, clique no ícone, vai abrir uma página de perfil novo que você nomeia da forma que quiser, pode ser "Firefox 3". Entre no Firefox e faça o backup de seus Favoritos, como? É só ir em Favoritos, clicar em Organizar Favoritos e depois escoher Importar e Backup, escolha a opção Exportar em HTML, guarde o arquivo onde fique fácil você achar. Salve.

4) Feche o Firefox e depois começa a instalar o Firefox do modo como o site descreve.

5) Se pedir para reiniciar, reinicie. Você terá uma versão "limpa" do Firefox, da mesma maneira que exportou os Favoritos, importe o arquivo HTML e terá seus favoritos, daí é só ir colocando na barra de favoritos. Todas as extensões deverão ser instaladas de novo, poderá ou não estar disponível para a versão 4.

6) Feche o programa e renomeie o ícone de sua área de trabalho para Firefox 4, faça o mesmo que fez para o ícone da versão 3, complete o endereço do programa com espaço e o -p -no-remote. Ao tentar entrar no Firefox 4, abrirá um gerenciador de perfis para você escolher e renomear o perfil desejado. Só não deixe clicado o nunca perguntar.


Para quem não se importa com bugs

Para aqueles que só querem atualizar, usem a opção de restaurar o sistema e vá no menu Ajuda, Verificar atualizações, e aceitar atualizar seu Firefox. Vão se manter seus Favoritos e as Extensões que você usa (haverá uma verificações se todas as extensões são compatíveis com o Firefox 4.



Criar e Usar o Ponto de Restauração no Windows 7

Não existe nada pior do que chegar em casa e, ao tentar ligar o computador, descobrir que existe algo errado com o sistema. Os prejuízos nesses casos podem ser grandes: desde a perda de fotos e músicas a arquivos importantes e documentos de trabalho. E isso sem falar no estresse e tempo gastos na tentativa de reparar o estrago.

Não é à toa que, há muito tempo, a sabedoria popular recomenda: "é melhor prevenir do que remediar". Seguindo a lógica desse raciocínio, a Microsoft disponibliza aos usuários do seu sistema operacional a opção de criar pontos de restauração, um recurso simples mas que, quando bem utilizado, pode "salvar a vida" de muitas pessoas.


Criando o ponto de restauração

Passo 1. Abra o menu "Iniciar" e digite os termos "Criar ponto de restauração" no campo de busca.



Passo 2. Clique sobre o resultado exibido (Criar ponto de restauração) e, na aba "Proteção do Sistema", clique sobre a opção "Criar...".

Passo 3. Defina um nome para o ponto de restauração a ser criado e clique em "Criar". Uma dica é utilizar termos que especifiquem o período anterior à instalação de algum programa ou modificação do sistema.




Restaurando o sistema

Passo 4. Para retornar o sistema ao momento anterior à criação da modificação, clique novamente no menu "Iniciar" e, desta vez, digite o termo "Restauração do Sistema".

Passo 5. Selecione a primeira opção exibida, marque a opção "Escolher ponto de restauração" e clique em "Avançar".



Passo 6. Na lista, busque o ponto correspondente ao momento para o qual o sistema será restaurado e clique em "Avançar".

Passo 7. Para iniciar a restauração, clique em "Concluir" e aguarde o término do processo.

Para maior segurança e garantia da integridade do sistema, recomenda-se que sejam criados pontos de restauração a cada alteração significativa no sistema (como instalação de programas e modificações do registro). O ponto de restauração não exclui seus arquivos, ele apenas recupera eventuais arquivos de sistema apagados e retorna o o computador para um estado anterior à modificação.

Fonte: techtudo

segunda-feira, 21 de março de 2011

Novidades no Orkut. Gostou?

Hoje o blog do Orkut oficialmente anunciou o novo recurso Gostou?





Já estava disponível para alguns usuários, é o mesmo recurso de vários outros sites, só que com uso de emoticons para expressar sua opinião sobre o assunto. As opção são diversas e em breve novas opções serão implantadas.


Emoticons no Orkut

Os emoticons disponíveis em fóruns de comunidades e nas respostas de recados são muito "diferentes" e pequenos, aos que estamos acostumados:



a opção em recado enviados:



mas se comparados aos do Orkut anterior,



perdem muito em tamanho e design, os antigos ficavam mais visíveis, mais claros em definir qual seu "espírito" na postagem.

Em todo caso, é esperar quais serão os novos recursos e ver o que os usuários vão achar destas novidades do Orkut.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Acesso à rede no Brasil: 73,9 milhões de internautas

O número de pessoas com acesso à internet no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online divulgada nesta sexta-feira (18). O número, que considera todo tipo de acesso, seja residencial, no trabalho, em escolas ou em lan houses, representa um crescimento de 9,6% em um ano: o país tinha 67,5 milhões de internautas no final de 2009.

O acesso à internet no trabalho e em domicílios teve crescimento ainda maior, de acordo com o Ibope, que utilizou números do mês de fevereiro de 2011 e de 2010 para a comparação separada por locais de conexão.

O total de pessoas com conexão em pelo menos um desses dois ambientes chegou a 56 milhões em fevereiro de 2011, o que significou um crescimento de 19,2% sobre os 47 milhões do mesmo mês do ano anterior. O total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período e chegou a 52,8 milhões, segundo o Ibope.

Das 56 milhões de pessoas que têm acesso à internet no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro, crescimento de 12,7% na comparação com os 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

Fonte: G1 Ciência e Tecnologia

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Orlut é brasileiro?

O usuários gostam do Orkut ou o Orkut gosta dos brasileiro?

Por estatística a resposta está nos gráficos do Orkut, que orientam as tendências dos usuários do Orkut e outros sites de acessos como o do Orkut, Facebook e Twitter.


Ver no site sobre o assunto: O tamanho do Orkut no Brasil

• o Orkut é mais fácil de usar: esta característa provou ser eficiente, desde seu iníco, que entre os Bad Bad server, no donuts for you!. Até hoje no Você não pode fazer isso... ou o Verifique sua conexão com a internet. Entre outros percausos o Orkut passou pela “cadeia do Orkut” ou o site ficava dias sem acesso;

• Depois foram a venda de convites, o site foi crescendo, aos poucos, outros bugs vieram e foram consertados , outros ainda estão em estudo, por exemplo o números de contadores de recados, amigos e membros das comunidades.

Ao mesmo tempo, o Orkut foi mudando, alguns gostaram outros não, ameaçaram sair do site. O álbum de fotos foram aumentados e aprimorado com o tempo. Hoje vejo uma comparação entre os vários outros sites de relacionamento, algumas boas, outras nem tanto e outros, ainda em desenvolvimento.

Diversas sugestões foram dadas e o suporte, dentro de suas infinitas restrições fez e está fazendo o que pode.

Roubos de perfis e comunidades ainda ocorrem, usuários reclamam da falta de retorno e do motivo de tais ações. Ler os Termos de uso e Política de privacidade do Google e do Orkut ajuda a esclerecer estas dúvidas.

O Orkut não está as mil maravilhas, mas ainda mantém a liberança do mercado no Brasil.


Ver o Orkut tentando expandir e criando novos recursos , como eventos de comunidades, só pode animar os verdadeiros fãs do site.

Os Aplicativos se mostram eficientes em sua maioria, mas qualquer novidade gera spams, correntes, induz os usuários em ter o porquê quer ser popular. Selos no Orkut justificam a adição e a correntes de promoções, muitas vezes sem noção, em vez de deixar rolar e ter naturalmente os selos, ou por alguma campanha de ajudar e ser solidário, até mesmo divulgação de comunidades podem ajudar. Como disse meu amigo Pedro, “tudo no virtual é efêmero e com o tempo vai sumir do ar (ou no ar)”. A relação de comercial de livre consumismo se impregnou nas relações sociais. Temos amigos virtuais, que são descartáveis. Fakes por fakes ou não, o Orkut cresceu muito, tem influência no comportamento individual e virtual. Pais se surpreendem com atitudes dos filhos no Orkut. Trolls invadem comunidades, spams reduzem a participação dos membros acostumados, à principio, em seus tópicos-chats. Deveríamos ter chats em comunidade, um só ou vários? Ladrões fazem truques para encher comunidades, perfis invadidos são usados para postar mensagens pornográfica em tópicos das comunidades.

Muitos reclamam do descaso do Suporte, mas reunindo informações da comunidade Orkut Brasil, a Equipe Orkut tenta ter um feedbak dos desejos dos usuários. Da mesma forma a Super Liga dos Moderadores e a Help, se esforçam em atender as reclamações, apazigando os pedidos mais enfáticos dos usuários. Nas duas comunidades o objetivo é o usuário ou donos e moderadores do Orkut.


Comunidades especiais são criadas, dando esperanças aos usuário ter os mesmos privilégios, o que pode não ser verdade.

Novos recursos são colocados, para animar os usuário, como o Picnick, editor de imagens simples onde você pode colocar labels nas fotos.

Em resumo

O Orkut tenta tomar o pé do que ocorre e o que pode ser melhorado no site. A discussão de cópia é relativa, quem gosta do Orkut entende que algumas atualizações são necessárias e melhoradas. Aqueles que aderiram aos outros sites, vão ter que alternar o Orkut com os outros sites.

Nesse desenvolvimento, recursos semelhantes vão surgir, melhores ou piores, mas faz parte de um mercado competitivo e de atualização constante. Na internet quem não se atualiza perde espaço.

E os brasileiros?

A identificação imediata com os brasileiros é a praticidade do uso do Orkut, complicar demais só vai afastar usuários, mas mesmo estes vão manter a conta no Orkut, alternando entre o pouco tempo nos outros sites.

Mudanças virão, espero que privilegie os usuários. As alterações nas comunidades virão com o tempo, mas não aguardem muitas surpresas e ferramentas nos fóruns, mas a vida é assim mesmo, mesmo ganhando, perdemos uma parte de nós. Até hoje a luta para tornar realmente o Orkut Bonito foi e é difícil, nessa batalha, alguns ficaram para trás, honramos a memória deles, mas buscamos um bem maior e é uma forma de homenagear aqueles que se decepcionaram com o Orkut. Vamos em frente, sem desanimar, é difícil, mas não devemos deixar para trás a memória dos que vieram antes de nós.

Stay Beautiful.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Chrome ganha novo logo: mais simples e reta

Chrome segue os passos do Chromium, projeto open source no qual se baseia, e ganha novo logo. Mais reto e simples, ele segue a identidade visual de outros produtos da Google.


Há alguns dias, o logo/ícone do Chromium, projeto open source que serve de base para o Chrome, navegador da Google, mudou. Era bastante provável que a mudança se estendesse à versão comercial do produto, o Chrome, o que de fato aconteceu nessa madrugada, por hora apenas no canal “dev” (o mais atualizado e mais sujeito a bugs e problemas).

Do visual futurista tridimensional parecido com um Genius, o antológico brinquedo musical da década de 1980, o logo do Chrome passou a ser mais “reto”, sem tentar imitar a realidade. Ele se encaixa melhor na coleção de ícones da própria Google — lembra bastante, por exemplo, os ícones de filtragem que aparecem na barra à esquerda das páginas de resultados do buscador. Confira um “antes e depois”, cortesia do Download Squad (à esquerda, o Chrome; à direita, o Chromium):





Fonte: Rodrigo Ghedin, do WinAjuda.com

Firefox 4: Previsão para 22 de março








O Firefox 4 vem aí e a data esperada é para o dia 22 de março, na próxima semana. A versão final do navegador estará disponível para download dentro de alguns dias, segundo post em grupo de discussão para desenvolvedores da plataforma.

Um dos engenheiros de software, Damon Sicore, anunciou na manhã desta terça-feira no Google Groups da Mozilla que a nova versão será lançada em breve. A decisão foi tomada em uma reunião no dia anterior com o grupo envolvido na nova versão. Ainda de acordo com Sicore, não há mais correções a serem feitas e nada impede que o novo Firefox seja entregue ao público.

Ao todo foram corrigidos 353 bugs até a finalização do novo navegador, um número cerca de 40% menor do que na última contagem. De acordo com o desenvolvedor "este é um enorme passo a frente" para liberar o download público do novo Firefox.

Rumores dão conta de que entre as novas funcionalidades do navegador, estejam as abas que aparecem na parte superior da barra de URL, a sincronização de senhas, favoritos e configurações entre todos os computadores que usam Firefox do usuário, a criação de grupo de abas por categoria em que será possível abrir todas de uma vez, uma nova interface para gerenciar extensões e o processamento mais veloz de gráficos.

O Firefox 4 chega alguns meses depois do previsto. O lançamento, que estava marcado para o último trimestre de 2010, havia sido postergado para fevereiro deste ano. Ele terá a missão de enfrentar Internet Explorer 9 – cuja versão final foi lançada esta semana – e o Chrome 10 – que vem ganhando mercado pouco a pouco.

O navegador da Mozilla traz novidades como interface reformulada, suporte a telas multitoque, gerenciador de extensões mais completo e compatibilidade com HTML5. Ao contrário do IE9, ele funcionará no Windows XP.

Fonte: IDG Now, O Globo

Adobe admite falha crítica no plugin Flash


Em algum lugar de San Francisco, nos Estados Unidos, Steve Jobs está rindo e bradando: “eu não disse?”. Isso porque a Adobe divulgou na segunda-feira (14) em sua página um boletim de segurança apontando para uma falha crítica no Flash Player que afeta navegadores nos sistemas operacionais Windows, Mac OS X, Linux, Solaris e Android. Ou seja, praticamente toda a população da internet – menos os aparelhos iOS, que são incompatíveis com o plugin.

A brecha no Flash poderia causar uma falha que travaria o sistema ou permitir a invasão ao computador ou dispositivo afetado, deixando o hacker com total controle da máquina. Já há até um código malicioso em um arquivo SWF do plugin embutido em uma planilha do Excel (XLS) em um anexo de e-mail. Por isso, tenha muito cuidado na hora de abrir arquivos em correio eletrônico, ou simplesmente evite qualquer mensagem de remetente desconhecido ou com conteúdo suspeito.

O exploit pode afetar ainda o Acrobat e o Reader, também da Adobe, mas a empresa afirma que ainda não há informações de ataques utilizando tais programas. Por via das dúvidas, a precaução com anexos de e-mail deve ser tomada também com os formatos PDF.

A notícia já é ruim, mas fica pior ainda: a falha pode até já ser conhecida pela Adobe, mas a companhia ainda não oferece solução. A empresa garante que está trabalhando em uma atualização que conserte o problema, mas ainda não antes do update já programado para daqui a três meses, em 14 de junho.

Não é a primeira e provavelmente não será a última brecha na segurança do plugin Flash. Isso, além de um suposto consumo exagerado de bateria, são os motivos alegados por Steve Jobs para insistir em não oferecer suporte no sistema móvel da Apple, o iOS, que equipa o iPhone, iPod touch e iPad. Talvez Jobs tenha certa razão e pode ser também mais uma oportunidade para a Adobe repensar o funcionamento do software e, talvez, apresentar uma solução melhor e mais segura.

Fonte: Bruno do Amaral Para o TechTudo

terça-feira, 15 de março de 2011

Microsoft Lança Internet Explorer 9

A Microsoft liberou na manhã desta terça-feira (15), o Internet Explorer 9 para download. A empresa, que ainda detém a liderança do mercado de navegadores, fez várias mudanças em comparação ao Internet Explorer 8. Confira abaixo algumas delas ou, se quiser, veja o vídeo do Olhar Digital:





Download


Página web vira aplicativo

Ainda utilizado em poucos sites brasileiros, o recurso de transformar uma página em um aplicativo consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows. Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para seções do site, caso a página tenha programação adequada. No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como acessar a área de mensagens ou o feed de notícias do perfil. Já o blog americano “Huffington Post” exibe atalhos para algumas editorias do site.

Segundo a Microsoft, o blog “Huffington Post” teve um crescimento de 11% no número de páginas visualizadas com a implementação do recurso. Até o momento, no mundo, há mil páginas que podem se transformar em aplicativos.

Os dois principais concorrentes da Microsoft têm recursos parecidos. Porém, para isso, é necessário instalar um complemento que mostre sessões ou funcionalidades específicas de um site.


Maior espaço para navegação

Outra grande diferença que os usuários antigos do Internet Explorer vão notar é o aumento da área de visualização das páginas abertas pelo navegador. “O foco do usuário em uma página é a navegação, e o browser não pode atrapalhar isso. Nós percebemos é que o usuário quer cada vez mais uma navegação mais limpa”, explicou Osvaldo Oliveira, diretor geral da área de consumo da Microsoft, sobre a mudança do programa em relação às versões anteriores.

Este último recurso é tendência entre os navegadores. O Google Chrome, desde sua estreia (há dois anos), já reserva um grande espaço para a exibição da página. A versão beta do Mozilla Firefox 4 indica que quando o browser estiver completamente pronto, fará o mesmo.


Nada de Windows XP

O Internet Explorer 9 só funcionará em computadores equipados com os sistemas Windows Vista ou Windows 7. De acordo com a empresa, eles não conseguiriam inserir os mesmos recursos de velocidade do navegador com a estrutura do Windows XP.


Complementos

Ponto forte dos concorrentes (Google Chrome e Mozilla Firefox), a Microsoft não deu sinais de que vai incentivar que haja uma loja de aplicativos vasta para o Internet Explorer 9. A empresa disponibiliza recursos para desenvolvedores fazerem aplicações, mas a política da empresa é que quanto menos tiver esses recursos, melhor para o internauta. “Não queremos estragar a experiência do usuário. Achamos que o navegador deve ter interferência mínima”, disse Osvaldo Oliveira.

Caso o usuário queira instalar os complementos disponíveis para o Internet Explorer, o gerenciador de complementos avisa que o uso da funcionalidade pode deixar o navegador mais lento.

No que diz respeito à velocidade, o Internet Explorer 9 usa o poder da GPU do computador (Unidade de processamento gráfico) para fazer com que as páginas abram rapidamente. Além disso, o browser tem melhorias na execução de scripts java.


Segurança e outros recursos

Quanto à segurança, a Microsoft traz duas novas funcionalidades. A primeira é a “Tracking protection” (Proteção contra rastreamento, em tradução livre). Ao usar esse recurso, o usuário poderá, por exemplo, baixar listas de sites como o Adblock, para evitar que sites gravem o conteúdo digitado pelo internauta.

A segunda é uma ferramenta que dá a opção de bloquear controles Active X – componentes de software que, geralmente, têm acesso a várias partes do sistema operacional. Usuários mal-intencionados podem utilizar isso para infectar computadores.

Para facilitar a visualização dos programas baixados, o novo Internet Explorer 9 traz ainda um gerenciador de downloads (o usuário, inclusive, pode pausar o processo e retomá-lo mais tarde), busca instantânea (ao digitar na barra de endereços, o navegador sugere resultados) e tem suporte à tecnologia HTML 5 (linguagem web que dispensa a atualização de plug-ins para visualização de conteúdo multimídia).



Fonte: Uol Tecnologia


Opinião:

Esta versão “final” não é bem final, alguns arranjos ainda precisam ser feitos e deverão vir com a atualização mensal do Windows. Algumas página ainda não estão preparadas com problemas de visualização, inclusive o Orkut.