quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Configurando o NoScript para o Orkut

Já foi dito que o NoScript é uma ótima opção para reforçar a segurança do navegador
O NoScript evita redirecionamentos, evita que scripts maliciosos rodem em seu navegador. Entretanto, depois de instalar, vai perceber que visitando os sites, muita coisa deixa de funcionar. É necessário configurá-lo de maneira que sites que costuma visitar ou acessar com frequência, funcionem normalmente.
A dica aqui é para configurar o NoScript para o Orkut, mas a dica serve pra mostrar como adicionar endereços a lista branca do NoScript, ou seja, sites em que o javascript pode rodar normalmente.


1) Abra seu Firefox
2) Olhe na barra Status do Firefox, a barrinha inferior perto do reloginho. Coloque a seta do mouse em cima do ícone S do NoScript. Veja a imagem abaixo:


Configurando manualmente o NOSCRIPT para acessar o Orkut



3) Vai abrir uma janelinha a seguir:


NOSCRIPT - OPÇÕES

4) Clicando em opções, abre-se a janela abaixo. Selecione Lista Branca:


Lista branca do NOSCRIPT - Sites permitidos

5) Vamos adicionar manualmente alguns endereços a lista branca do NoScript, ou seja, estaremos especificando quais endereços podem rodar javascript normalmente. Vamos adicionar o do google.com. Note que o botão permitir ficou ativo. Clique ali que o endereço acaba passando para a parte inferior.


Adicionando endereços na lista branca do NOSCRIPT

6) Repita o processo com os seguintes endereços:
google.com.br
orkut.com
orkut.com.br


Teremos a seguinte tela:


Listas de endereços permitidos no NOSCRIPT



7) Clique em OK.


Essa foi uma maneira. Vamos a uma outra, levando em consideração que não configurou o seu NoScript para acessar o Orkut.


1) Acesse o Orkut: www.orkut.com.br
2) Efetue o login
3) A tela que carregou não foi a home do Orkut. O NoScript interrompeu o processo normal de redirecionamento.
Olhe na barra Status do Firefox, a barrinha inferior perto do reloginho. Coloque a seta do mouse em cima do ícone S do NoScript. 
4) Clique em permitir google.com
Ao fazer isso, será redirecionado para outra tela, outra parada. Novamente coloque a seta do mouse sobre o ícone S do NoScript e repita o processo, liberando ou melhor permitindo os endereços até que a home do Orkut carregue. A cada nova "parada", permita algum endereço. Veja as imagens abaixo:
Configurando o NOSCRIPT para o Orkut
Permitindo google.com no NOSCRIPT

Permitindo orkut.com.br

Permitindo orkut.com